Mestre Bandeira é homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, pela vereadora Débora Camilo
"Fui aluna do Mestre Bandeira em 2001, inicialmente eu ia para a aula com a minha filha Bianca, que tinha dois anos, e parte da minha família acabou participando.
Para além de todos os benefícios físicos que a prática da capoeira me proporcionou, eu preciso ressaltar o quanto essa arte me ajudou a recuperar a minha autoestima e meu orgulho.
Enquanto mulher eu entendi o quanto meu corpo é forte, diferente do que alguns tentaram me fazer acreditar, que eu era o sexo frágil.
Enquanto mulher negra estava orgulhosa por conhecer e praticar a luta que meus antepassados criaram para lutar pela minha liberdade.
Infelizmente nosso país está longe de dar o devido valor a esta arte, a nossa cidade está longe de valorizar nossa cultura.
Foi graças a projetos como “Capoeira na Escola”, que foi implementado pelo ex-prefeito David Capistrano, que muitas pessoas tiveram a oportunidade de praticar a capoeira.
Mas hoje esse projeto foi esquecido e por vezes, muitas escolas só lembram da capoeira, no mês da consciência negra. Nosso mandato solicitou ao atual prefeito que o projeto volte.
Sem medo de errar, eu posso afirmar que o Mestre Bandeira é uma das pessoas responsáveis por garantir que essa arte, a capoeira, se mantenha viva e genuína.
No dia 28 de agosto, tive a oportunidade de homenageá-lo com a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas". Termina a Vereadora.